2018 chegou! Como organizar meu tempo?

5 passos

Começando mais um ano maravilhoso, muitas pessoas aproveitam para renovar suas metas e se reorganizar. Temos uma nova página em branco para escrever o que quisermos. Então, por que não começar o ano com a máxima organização possível? Você vai perceber a diferença quando “sobrar” mais tempo livre para fazer as coisas que você mais gosta sem peso na consciência.

Primeiro, devo alertar que para se organizar você precisa gastar tempo. Não dá para fazer um bom planejamento do seu dia sem parar um pouco para pensar nas suas tarefas e em como você tem gasto seu tempo.

Então, eis o primeiro e mais importante passo:

Passo 1

Tire um dia para colocar tudo em ordem. Neste dia não faça mais nada. Acredite ou não, cansa muito pensar, escrever, montar um cronograma, enfim, criar a sua agenda.

Passo 2

Crie uma lista de tarefas com ordem de prioridade – das mais importantes para as menos importantes. Na verdade é comum confundirmos tarefas importantes com tarefas urgentes. Saiba que o importante vem antes do urgente porque nem sempre o urgente é importante. Lembrando que deve ser algo importante para você, não para os outros.

Passo 3

Seja específico na determinação do tempo para a realização de cada atividade. Claro que imprevistos sempre acontecem, porém é importante lembrar que você realiza as tarefas com o tempo que você tem disponível, já que é impossível adicionar sequer um segundo às nossas 24 horas disponíveis, então, se você estabelecer meia hora é porque só tem meia hora, faça neste tempo.

Passo 4

Não procrastine.

Não deixe para resolver amanhã o que você pode fazer agora. Acredite, seu tempo será muito melhor aproveitado e ainda restará um tempinho para você poder inclusive sair da rotina nos dias de tédio. Então, terminando de ler o post, sente-se e comece.

Passo 5:

Uma planilha no Excel pode ajudar muito. Se tem um programa que nos ajuda na organização é o Excel. Então não deixe de utilizar uma ferramenta disponível aí no seu computador para ter uma visão geral das atividades do ano que você monta como quiser.

Lembre-se que durante a realização das suas atividades as interrupções não são nada bem-vindas. Se quiser acessar as redes sociais – que acredito serem as maiores “escoadoras de tempo” da atualidade – separe um tempo específico do seu dia só para isso. Você vai sentir a diferença.

Então, o que achou das dicas? Siga o passo a passo e você vai sentir a diferença. Agora se você não familiaridade nenhuma com o Excel, tem um post sobre isso aqui no blog. Acesse:

Excel para a vida.

 

Assuntos Relacionados:

Dá um tempo!

PLANO DE ESTUDOS – Conteúdo programático para aprender inglês

Crescimento Pessoal e Profissional

 

Um abraço e até mais!

Autor: Mariana de Jesus

Muitas pessoas me perguntam sobre minha experiência acadêmica e como decidir com confiança em qual área ingressar. É um pouco assustador, mas com dicas simples e as informações certas é possível sim descobrir sua vocação e o mais importante, decidir segui-la. Já fiz cursos técnicos, cursos de complementares de longa e curta duração, presenciais e à distância. Atualmente, me graduando em Engenharia Elétrica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s