Não entre na faculdade para ser um Zé Mané!

 

Até quando vamos conviver com este tipo de notícia e nos calar? Hoje o post é um alerta. Meu blog é direcionado para pessoas que sonham ingressar no ensino superior, técnico ou outra modalidade de curso por acreditarem na felicidade, fazendo aquilo que gostam. Hoje, vejo como a corrupção no país atingiu um nível inaceitável. Não estou revoltada, com raiva ou angustiada. Nada, não estou sentindo nada. Estão minando nossas forças aos poucos. Ficamos calados! Vamos morrer! Literalmente.

Corte de verbas que deveriam ir para pesquisas, educação superior com baixa qualidade, metas governamentais que nunca são atingidas. Culpa-se a gestão anterior, claro, isso em todos os níveis. É mais fácil.

Vivo em um país onde as pessoas têm MEDO de cobrar dos Deputados, Senadores e Presidente que elas mesmas elegeram, nós pagamos o salários deles, mas temos MEDO. Moro em uma pequena cidade onde as pessoas morrem de MEDO de manifestar suas opiniões políticas, elas pagam o salário do prefeito e vereadores, mas elas têm MEDO. Estudo em uma faculdade onde alguns alunos têm MEDO de manifestar sua opinião sobre algo que não concordam, de exigir seus direitos, eles estão pagando, mas eles têm MEDO.

Odeio essa palavra – MEDO. Ainda mais quando é algo sem fundamento. “O cliente sempre tem razão”. A frase serve para um atendimento em um restaurante ou loja talvez, mas nunca quando realmente quando precisamos dela. A culpa é nossa, porque temos MEDO!

Se você está disposto a ingressar numa universidade para viver uma vidinha medíocre com o seu canudinho na mão, porque já trabalha na sua área de atuação, faça um favor ao Brasil não entre! Você colabora com a corrupção, diretamente. Se você acha suficiente entregar seu rico dinheirinho todo mês e acredita que será um mar de rosas quando se formar e entrar no mercado com um mundo de concorrentes, desista!

Os profissionais mais qualificados foram o maior alvo das demissões devido à crise. Aqueles que têm os diplomas impecáveis. Mas não se engane como eu já falei aqui, não há crise que dure eternamente. E quando acabar são esses, os que estudaram, por paixão, convicção, que se qualificaram ‘de verdade’ é que voltarão às melhores vagas. No mundo não há lugar para medianos, então se quer viver aqui, não seja um.

Não estude por estudar, não se forme por formar, não leia por ler, tenha coragem de ser melhor do que isso. Busque conhecimento e não um diploma. Rompa com esse MEDO idiota. Exija o que é seu principalmente se você paga por isso. Não permita que a cultura passiva de nossos antepassados contamine você! Entre na universidade para fazer a diferença na vida das pessoas. Para ser o melhor profissional. Busque seus direitos onde você precisar buscar. Coloque a sua boca no bendito “trombone”! Faça barulho, mas não seja um profissional “meia boca”, acorde! Estão destruindo a educação no nosso país e estamos assistindo passivamente.

Este é só um alerta porque tenho certeza absoluta que você enfrentará situações em que terá de alguma forma, seus direitos roubados. É que estou vendo tantas pessoas sem expectativa, sem perspectiva, elas não têm nada. Não seja assim, tenha suas convicções e princípios a seu favor e siga seus instintos. Não entre na faculdade para ser um “Zé Mané”.

Autor: Mariana de Jesus

Muitas pessoas me perguntam sobre minha experiência acadêmica e como decidir com confiança em qual área ingressar. É um pouco assustador, mas com dicas simples e as informações certas é possível sim descobrir sua vocação e o mais importante, decidir segui-la. Já fiz cursos técnicos, cursos de complementares de longa e curta duração, presenciais e à distância. Atualmente, me graduando em Engenharia Elétrica.

Uma consideração sobre “Não entre na faculdade para ser um Zé Mané!”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s