Saia à frente dos concorrentes! Saiba como!

Faltam 3 meses para a prova do ENEM e eu nem preciso perguntar seu grau de ansiedade, né? Tanto você que já decidiu a profissão e está focado estudando muito quanto você que, além de não ter decidido, ainda não estudou e está se perguntando se ainda dá tempo de montar um cronograma milagroso e estudar para a prova.

Estou escrevendo este post pensamento especialmente em você que se inscreveu para fazer a prova do ENEM ou prestar concurso público. É muito normal sentirmos ansiedade e ela aumenta à medida que o dia do exame se aproxima. Eu sei, já passei por isso. Eu sempre falo nos posts sobre Autoconhecimento como um guia na escolha da profissão e como pode ser uma ferramenta para estar mais confiante frente aos desafios.

Mas não é só em períodos de provas que nos sentimos ansiosos. A qualquer ameaça do ‘novo’ nos sentimos encurralados, sem ter muitas alternativas.

Vamos à origem da palavra ‘ANSIEDADE’: do Latim ANXIETAS, significa “angústia, ansiedade”, de ANXIUS, significa “perturbado, carente, pouco à vontade”, de ANGUERE, significa “apertar, sufocar”, figurativamente “atormentar, causar tensão.

E realmente a ansiedade nos causa reações físicas, emocionais e comportamentais. Quem nunca ficou tão ansioso que nem conseguiu dormir no dia anterior à prova? Conheço pessoas super inteligentes que zeram provas porque não conseguem controlar o grau de ansiedade – Leia ALERTA: como Não obter a nota para passar no curso dos seus sonhos – Porque é natural nos sentirmos assim, quando algo é muito importante para nós, mas quando foge do nosso controle, é prejudicial.

Escolha vencer as barreiras impostas pela ansiedade e use isso como uma ferramenta para atingir melhores resultados. Vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)? Vai fazer uma prova de concurso público? Ambos super concorridos!

Você não precisa ser refém da preocupação constante, da dificuldade em relaxar, da taquicardia, do esgotamento, do cansaço, da irritação, da insônia, etc. Tendo estudado desde o começo do ano ou não você pode maximizar seus resultados apenas mantendo-se mais calmo que seus concorrentes. Parece impossível, mas a escrita terapêutica traz esse tipo de benefício. Apenas tente, não tire conclusões precipitadas, faça um teste, invista tempo em você, no seu autoconhecimento e compare os resultados.

A ansiedade é algo natural, porém quando fora de controle atrapalha sua vida, leia a reportagem de Superinteressante – Sobre a ansiedade.

Tem um aplicativo gratuito sensacional chamado ‘Querida Ansiedade’, com textos, vídeos, exercícios e você ainda tem acesso a um ‘E-book’ muito bem feito.

Eu também indico e sempre indiquei aqui o ‘Caderno do Eu’, um caderno de exercícios de escrita terapêutica muito interessante, criado por uma profissional da área de psicologia. Invista em você e saia à frente dos seus concorrentes.

E para você que está super perdido na vida indico o ‘Guia Definitivo – Propósito de vida’. Você tem acesso a estratégias para descobrir seu propósito e segui-lo. Não perca a oportunidade de mudar sua vida, dar um novo rumo, fazer o que gosta (muitas vezes você nem sabe o que é) e ser feliz.

Saiba mais sobre o Guia – Clique aqui!

Faça o teste, o meu deu ansiedade normal!

 

Experimente os métodos, deixe seu comentário, compartilhe, deixe seu like.

 

Obrigada!

 

Até a próxima!

Autor: Mariana de Jesus

Muitas pessoas me perguntam sobre minha experiência acadêmica e como decidir com confiança em qual área ingressar. É um pouco assustador, mas com dicas simples e as informações certas é possível sim descobrir sua vocação e o mais importante, decidir segui-la. Já fiz cursos técnicos, cursos de complementares de longa e curta duração, presenciais e à distância. Atualmente, me graduando em Engenharia Elétrica.

Uma consideração sobre “Saia à frente dos concorrentes! Saiba como!”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s