JÁ DECIDI O CURSO: FIES é uma boa opção?

O FIES – Fundo de Financiamento Estudantil – é uma alternativa caso você não consiga ingressar pelo PROUNI, SISU, ou outros programas de bolsa parcial. Na verdade, o FIES é um programa do Ministério da Educação, onde é concedido financiamento a estudantes regularmente matriculados. Ou seja, caso o aluno tenha trancado o curso no momento da solicitação não podem utilizar, alunos que tenham bolsa parcial do PROUNI também não podem solicitar. Se a renda bruta do estudante for acima de 3 salários mínimos ele também não pode participar.

O ENEM, como sempre, é obrigatório e como no PROUNI E SISU, você não pode ter zerado a redação e a média não deve ser inferior a 450 pontos. A oferta de financiamento é para cursos presenciais, a uma taxa de juros de 6,5% ao ano. A inscrição é feita pela internet e você precisa ter um pouco de paciência nos períodos de aditamento – renovação de contrato – porque muitos alunos reclamam da dificuldade por falhas no sistema. Mas com persistência e paciência, você consegue.

Aconselho que você acesse as Perguntas Frequentes, disponibilizada no site do FIES para  tirar todas as dúvidas com relação a esta opção.

Eu aconselho que esta seja a sua ÚLTIMA opção. Tente primeiro as formas de ingresso mostradas aqui no blog, pois já que é um financiamento, você pagará todo o valor após se formar e para isso é preciso que você planeje muito bem suas finanças para imprevistos. É claro que há um período de carência para você se ‘firmar’ na carreira, mas ainda sim, é preciso jogo de cintura e planejamento, repito, tente as opções anteriores primeiro. Não estou aqui para desestimular ninguém. Eu mesma fui muito aconselhada a seguir esta opção, mas só foi ter um pouco de paciência, porque uma outra alternativa talvez seja melhor.

No site você consegue fazer uma simulação para ter noção do quanto pagará, se for viável, siga:

Simulação FIES

Se este post te ajudou, curta e compartilhe com seus amigos e conhecidos.

Caso você vá fazer a prova do ENEM mas ainda não tem noção da área que vai seguir, leia os posts anteriores deste blog:

E agora? Como decidir qual curso fazer?

Decidindo a profissão: o caminho do autoconhecimento

Curso Técnico ou Graduação?

Até a próxima!

 

Abraços!

 

Autor: Mariana de Jesus

Muitas pessoas me perguntam sobre minha experiência acadêmica e como decidir com confiança em qual área ingressar. É um pouco assustador, mas com dicas simples e as informações certas é possível sim descobrir sua vocação e o mais importante, decidir segui-la. Já fiz cursos técnicos, cursos de complementares de longa e curta duração, presenciais e à distância. Atualmente, me graduando em Engenharia Elétrica.

Uma consideração sobre “JÁ DECIDI O CURSO: FIES é uma boa opção?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s