JÁ DECIDI O CURSO: COMO INGRESSAR? (SISU)

Continuando a série FORMAS DE INGRESSO, hoje nós vamos falar do Sistema de Seleção Unificada (SISU). Ao contrário do PROUNI, o SISU é para ingresso em instituição pública de ensino. Então, se você sonha com uma instituição pública que tem o curso que você deseja este post pode te esclarecer algumas questões.

Quem pode se inscrever no SISU?

Primeiro, o candidato deve ter feito a prova do ENEM do ano anterior à candidatura e não ter zerado a redação. Como falei no post sobre PROUNI, não se esqueça de guardar o número de inscrição e a senha do ENEM, pois você precisará desses dados para fazer sua inscrição.

Como no PROUNI, você também tem primeira e segunda opções de curso e você pode alterá-las durante todo o período de inscrições, valendo a sua última escolha. Não se esqueça que a primeira opção é entendida pelo sistema como prioritária, ou seja, a ordem é importante e caso você alcance nota suficiente para ingressar nos dois cursos, valerá a primeira opção. Fique atento!

Alguns cursos podem exigir nota mínima para ingresso. Neste caso, o sistema emitirá um aviso a você informando caso sua nota seja insuficiente para a candidatura. No momento da inscrição você decide entre três modalidades de concorrência

  • por ampla concorrência;
  • vagas reservadas ;
  • ou vagas destinadas às políticas afirmativas próprias da instituição.

As vagas reservadas (no mínimo 50%, por curso e turno) destinam-se a estudantes que cursaram o ensino médio em escola pública, incluindo colégios militares que se encaixem no conceito ‘escola pública’. Confira Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) também estão inclusos.

Destas vagas, metade é destinada a alunos com renda de até 1 salário mínimo e meio por pessoa. Lembrando, some a renda bruta familiar – de todas as pessoas que moram com você – e divida pelo número de pessoas. Se o valor for de até 1,5 salário mínimo, você pode participar.

Quanto às vagas destinadas às políticas públicas, significa que a instituição pode oferecer um bônus à nota do concorrente, que é uma pontuação extra acrescida à nota do ENEM obtida pelo candidato. Ver exemplo de bônus em Bônus.

Se você optar por esta modalidade, terá que comprovar as informações com documentos exigidos pela instituição.

Lembrando que o SISU só oferta vagas para cursos presenciais, ou seja, se você pensa em fazer um curso à distância, esqueça o SISU, a menos que haja alguma modificação nos anos seguintes.

As inscrições para o PROUNI e SISU, acontecem no início de cada semestre, ou seja, duas vezes por ano. Você pode se inscrever nos dois, mas caso seja selecionado em ambos, deve escolher entre a vaga em instituição pública ou privada.

Todas as informações você encontra no site SISU

 

Se este post te ajudou, continue por aqui, comente, compartilhe, deixe seu like!

 

Até a próxima!

Autor: Mariana de Jesus

Muitas pessoas me perguntam sobre minha experiência acadêmica e como decidir com confiança em qual área ingressar. É um pouco assustador, mas com dicas simples e as informações certas é possível sim descobrir sua vocação e o mais importante, decidir segui-la. Já fiz cursos técnicos, cursos de complementares de longa e curta duração, presenciais e à distância. Atualmente, me graduando em Engenharia Elétrica.

2 comentários em “JÁ DECIDI O CURSO: COMO INGRESSAR? (SISU)”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s