3 MOTIVOS PARA INGRESSAR NO ENSINO SUPERIOR

Semana passada li uma triste e ao mesmo tempo esplendorosa notícia a respeito da professora Luana Tolentino. Leiam reportagem na íntegra!

Li o texto dela e simplesmente fiquei estarrecida com a quantidade de situações que essa moça já enfrentou, mesmo tendo consciência que o racismo é real e está aí presente todos os dias. A Luana é como tantas pessoas em nosso país que sofre discriminação, mas a forma como ela se posiciona me chamou muito a atenção. Porque a Luana, independente do preconceito, não fica em casa choramingando, ela luta por seus sonhos e é uma vencedora, como eu desejo que os leitores do meu blog sejam. Eu acredito que a maioria das pessoas já sofreu algum tipo de preconceito e não apenas pela cor da pele, mas por infinitos outros motivos, porque o PRÉ (antes, à frente), quando ligado a esta outra palavrinha, CONCEITO (do latim Conceptio, compreensão) significa “fazer uma escolha ou emitir uma opinião antes de conhecer os fatos”.

Mas eu não estou escrevendo este post apenas pela história da Luana. Eu li outra reportagem que me deixou tão triste, tão preocupada e agora, mais do nunca, determinada a trazer muita informação para você e escrever, escrever e escrever, até você ou alguém que você conheça compreenda a importância da educação. O título da reportagem dizia: Alunos de escolas públicas apontam ‘incapacidade’ e ‘falta de dinheiro’ como motivos para não cursar faculdade.

Por essas e outras reportagens que leio sobre o meu Brasil, é que decidi urgentemente escrever este post, falando sobre os motivos que eu – Mariana, brasileira, de família humilde, que estudei em escola pública a vida toda, bolsista – acredito serem válidos para ingressar no ensino superior.

Gostaria de citar um trecho da introdução do livro ‘Pai Rico Pai Pobre’, que mais me chamou a atenção. O livro é maravilhoso e amplia muitos seus horizontes. #ficaadica

A escola prepara as crianças para o mundo real? “Estude com afinco, tire boas notas e você encontrará um bom emprego com um alto salário”, costumavam falar meus pais

Pai Rico Pai Pobre

Gostei dele porque me fez lembrar uma situação que vivi quando ainda estava me preparando para prestar vestibular, saí do cursinho, esperava meu ônibus no ponto e um homem simplesmente começou a me encher de questionamentos, porque eu estava fazendo alguns exercícios de química ali mesmo. Ele me perguntou se todo aquele esforço valeria à pena. Perguntou o porquê de eu estar ali, estudando até num ponto de ônibus. Lembro que ele me perguntou se eu ficaria rica. Eu disse que não, mas eu tinha uma convicção tão grande, sempre acreditei que o conhecimento nunca é demais. Respondi que valia sim, mas em momento algum passava dinheiro na minha mente, e não que eu não quisesse. Mas sempre acreditei em colocar o coração nas atividades que você se engaja. É algo que vem de mim e ninguém nunca vai tirar nem com um milhão de argumentos.

O que quero dizer é que quando você ingressa no ensino superior o dinheiro não pode ser o principal objetivo, leia Decidindo a profissão: o caminho do autoconhecimento. Mas existem 3 que para mim são muito fortes.

#Motivo 1: A educação é a base do desenvolvimento

O Brasil estacionou no 79º lugar com relação ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Leia a reportagem!

Entre os melhores estão Noruega, Austrália, Suiça, Alemanha, Dinamarca, Singapura. Mas o que todos eles têm em comum? Escolaridade, que é um dos itens que compõem o IDH. Os anos de escolaridade nestes países ficam entre 10,6 e 12,6. No Brasil, 7,7. Porque o IDH é um indicador importante, até mais do que o Produto Interno Bruto (PIB)? O PIB mede apenas o caráter produtivo econômico já o IDH mede as condições de vida das pessoas, considerando Expectativa de Vida, Educação e Saúde.

Enfim, para viver com saúde você certamente precisará dos profissionais desta área, que obrigatoriamente terão que se especializar em instituições de ensino. Todos eles, médicos, enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, odontologistas, terapeutas ocupacionais etc., terão que passar pelo ensino superior. Com relação à expectativa de vida, todos querem viver mais, porém com saúde. Voltamos novamente aos profissionais sem os quais não podemos viver sem. A educação é a base, o ENSINO SUPERIOR É NECESSÁRIO.

#Motivo 2: Troca de experiências, conhecendo pessoas novas

Eu sou dessas que acredita que todos temos uma missão aqui neste planeta. E não é nada místico, é apenas a vida. E todas as atividades que realizamos se resumem a pessoas. Elas são o motivo pelo qual você está aqui. Mesmo que você vá cursar veterinária, por exemplo, e cuidar dos animais, você vai fazê-lo porque alguém – uma pessoa – ama muito esse bichinho. Se você ingressar na área de tecnologia e passar o dia com máquinas, o motivo final do seu trabalho com certeza irá trazer benefícios para uma pessoa – ser humano. Se cursar engenharia, vai elaborar projetos que melhorem a infraestrutura para pessoas. Nossos relacionamentos aqui expandem nossos horizontes, você aprende coisas novas com os erros e acertos de outras pessoas, então não perca a oportunidade de estar em uma sala de aula, onde você conhecerá pessoas incríveis e quem sabe até encontrar um sócio, parceiro de negócio ou até o amor da sua vida. Sua visão de mundo com certeza vai mudar. A educação é a base, o ENSINO SUPERIOR É NECESSÁRIO.

#Motivo 3: Trabalhar na área que gosta com um salário melhor

Dependendo da área de atuação, seu salário aumenta em até 90%. Eu sei que muita gente deve estar pensando em todas as pessoas com currículo impecável que conhecem e no desespero com a situação de desemprego, pensando que não vale nada a pena. Estamos vivendo uma crise em vários setores do Brasil, claro que a econômica dói mais. Contudo,

Assim como o caos tumultuado de uma tempestade traz uma chuva nutritiva que permite à vida florir, assim também nas coisas humanas tempos de progresso são precedidos por tempos de desordem. O sucesso vem para aqueles que conseguem sobreviver à crise.

 I Ching (texto clássico chinês)

A crise não vai durar para sempre, tenha isso em mente. A educação é a base, o ENSINO SUPERIOR É NECESSÁRIO.

Se esse post foi interessante compartilhe, deixe seu comentário, espero muito ajudar e animar você nesta caminhada!

 

Abraços!

Autor: Mariana de Jesus

Muitas pessoas me perguntam sobre minha experiência acadêmica e como decidir com confiança em qual área ingressar. É um pouco assustador, mas com dicas simples e as informações certas é possível sim descobrir sua vocação e o mais importante, decidir segui-la. Já fiz cursos técnicos, cursos de complementares de longa e curta duração, presenciais e à distância. Atualmente, me graduando em Engenharia Elétrica.

Uma consideração sobre “3 MOTIVOS PARA INGRESSAR NO ENSINO SUPERIOR”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s