ALERTA: como Não obter a nota para passar no curso dos seus sonhos

 

Eu disse que explicaria para vocês os motivos da minha reprovação no vestibular e, apesar de o ENEM ter se tornado a ‘chave’ para a entrada em qualquer que seja a instituição de ensino, substituindo aquele formato tradicional, acredito que vai ser útil para você saber o que NÃO deve fazer caso queira realmente ingressar no ensino superior. Eu sempre te incentivo a buscar seu sonho, escolher com carinho a sua profissão, qual curso fazer e por isso, me sinto na obrigação de alertar que, quando chegar lá, você precisa estar bem. SAUDÁVEL. É válido para quem sonha em passar em um concurso público também. Fiz esse post baseada na minha experiência e não exagerei em nada a respeito dos erros comentados aqui. Leia com atenção:

1º ERRO: fiquei tão obcecada com minha aprovação que NÃO DORMIA O SUFICIENTE

Como eu já comentei com vocês eu fiz cursinho para me preparar para a tão sonhada aprovação no vestibular.  Porém, chegou um momento em que eu estava tão fissurada que não dormia direito. Eu acordava às 5:30h todos os dias para ir para o cursinho porque eu morava longe, até me arrumar e ainda tinha que contar com os horários de ônibus, tempo entre um e outro, enfim, era muito cedo. Quando não ficava o dia todo estudando no cursinho eu ia para casa e estudava até por volta das 21:00h. Neste horário eu dormia até meia noite – ou seja, apenas 3 horas de sono. Acordava e estudava até às 3:00h. Deitava para acordar às 5:30 de novo. Assim, comecei a estudar cada vez mais e dormir cada vez menos. Ficou tão sério que procurei um psicólogo já que comecei a “ver e ouvir” coisas que não estavam acontecendo, como delírios, ele me explicou que era a falta de sono.

2º Erro: NÃO TINHA TEMPO PARA O LAZER

Eu estudava de domingo a domingo e quando pensava em sentar e assistir um filme para relaxar, por exemplo, minha consciência me acusava e então eu simplesmente voltava a estudar.

3º Erro: ESTUDAVA DEMAIS

Por incrível que pareça, estudar muito também não é saudável. Estudei tanto, que quando chegou o mês de outubro – faltando praticamente uns 2 meses para o vestibular – minha mente já não funcionava. Era como se não coubesse mais nada e aí batia aquele desespero.

4º Erro: NÃO ME ALIMENTAVA DIREITO

Como eu queria ganhar tempo, cada vez mais preferia ficar o dia todo na biblioteca do cursinho estudando, então eu passei a comer cada vez menos. Pior do que não comer era fazer refeições de péssima qualidade, aliás, não sei se posso chamar salgado de refeição – era o mais prático. Em consequência disso no ano seguinte descobri que estava anêmica.

5º Erro: FALEI DOS MEUS SONHOS PARA AS PESSOAS “ERRADAS”

As pessoas que não querem te ver bem – e acredite em mim você vai se surpreender – vão fazer de tudo para te desanimar na sua caminhada.

Esses cinco erros considero os mais graves e mais relevantes para postar aqui, tiveram outros, inúmeros deles, que foram consequência dos citados. Eu estou aqui para incentivar o seu sonho, para fazer você buscar o autoconhecimento. Mas eu preciso te alertar sobre os malefícios de não cuidar da sua saúde. Você precisa se alimentar bem, fazer todas as refeições com calma, sem pressa. Pode e deve ter seus momentos de lazer com sua família e amigos. Deve dormir de 6 a 8 horas. Eu entendo que as 24 horas do dia parecem poucas e a cada dia parecem encurtar mais. Mas ter o controle do seu tempo é muito importante para obter resultados satisfatórios também.

Não atropele seu ritmo, até porque, não adianta. Não sinta culpa quando não entender determinada matéria, dê um tempo e depois recomece. Permita-se sentar e assistir um filme ou série que gosta, ouvir uma música. Não estou dizendo para procrastinar e nunca sentar para estudar. Mas se você só estudar vai chegar um momento em que não importará mais seu esforço, você não assimilará as coisas.

Mas quantas horas por dia eu tenho que estudar então? Depende, porque varia de pessoa para pessoa. Eu aconselho o que funciona para mim – enquanto não vejo a hora passar, continuo. Assim que começo a ‘voar’ (perder o foco) faço uma pausa. Se você tiver tempo disponível para estudar mais depois, use. Se não, continue no dia seguinte. Eu vou escrever um post sobre como planejar uma rotina de estudos para quem ainda não sabe como fazer. Vou deixar abaixo uns links que quero muito que você leia, é importante.

Dormir pouco eleva o risco de doenças

Alimentos que ajudam na fixação do conteúdo

Veja Também

‘Caderno do Eu’, você busca o autoconhecimento fazendo exercícios criados por uma psicoterapeuta, coach e arteterapeuta:

Caderno do Eu

O guia definitivo propósito de vida prospere vivendo a vida que você nasceu para viver”. Não é autoajuda!

Saiba mais!

 

Autor: Mariana de Jesus

Muitas pessoas me perguntam sobre minha experiência acadêmica e como decidir com confiança em qual área ingressar. É um pouco assustador, mas com dicas simples e as informações certas é possível sim descobrir sua vocação e o mais importante, decidir segui-la. Já fiz cursos técnicos, cursos de complementares de longa e curta duração, presenciais e à distância. Atualmente, me graduando em Engenharia Elétrica.

Uma consideração sobre “ALERTA: como Não obter a nota para passar no curso dos seus sonhos”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s