Temperamento: O que “isso” tem a ver com a minha profissão?

Em todos os posts eu venho batendo na mesma tecla: autoconhecimento. Quando você conhece suas características positivas e negativas, você compreende melhor suas atitudes e encontra o equilíbrio para se tornar uma pessoa melhor para o convívio social. Sim, mas como o temperamento afeta na escolha da profissão?

O grego Hipócrates já defendia a teoria dos quatro humores. Ele acreditava na existência de quatro fluidos corporais básicos: sangue, fleuma, bile amarela e bile negra, onde o mais predominante determinaria o tipo de temperamento do indivíduo. Cada fluido está relacionado a um tipo de temperamento:

Sangue – sanguíneo

Fleuma – fleumático

Bile amarela – colérico

Bile preta (escura) – melancólico.

Conhecendo seu temperamento você descobre características intrínsecas que nunca havia parado para pensar e pode usar isso a seu favor, ao ter consciência de suas habilidades natas, além de melhorar os pontos onde as dificuldades são naturais. Vou apresentar uma visão geral com características básicas de cada temperamento. Para ter uma visão mais aprofundada faça o teste, pesquise e descubra mais.

Se você é um indivíduo que costuma ser impulsivo, tem reações intensas, possui agilidade e é ambicioso, provavelmente o seu temperamento é o colérico. Por sua liderança nata, os coléricos costumam ocupar cargos de presidência, embora possam apresentar certo autoritarismo e teimosia.

Já os sanguíneos, são aqueles que se comunicam muito bem, são extrovertidos e vaidosos, mas não é uma característica típica destes se “aprofundar” e, terminar o que começam é uma grande dificuldade, pois perdem o foco com certa facilidade. Geralmente é alguém muito amado pelas pessoas do seu convívio.

Os melancólicos são reservados e extremamente reflexivos. São aquelas pessoas que sentem e remoem por muito tempo os acontecimentos. Cuidam muito bem dos detalhes. Muitos consultores têm esse temperamento, sendo excelentes planejadores. São pessoas muito tímidas e não pró-ativas. Profissões em que o contato com público não seja necessário são mais adequadas, como programação de computadores, por exemplo.

As pessoas discretas e leais, aquelas que você confia seus segredos, são os fleumáticos. São muito inteligentes e procuram sempre o equilíbrio. Não costumam tomar partido e têm grande facilidade em se relacionar com as pessoas embora não sejam tão comunicativos quanto os sanguíneos. Costumam ser bons profissionais quando decidem cursar engenharia, por exemplo.

Lembrando que, mesmo havendo a predominância de um tipo de temperamento, nós temos características dos outros três tipos e como nossa evolução acontece em ritmos diferentes, pode ser que ao fazer o teste, você não se identifique com uma ou outra característica. O teste que indico aqui mostra a porcentagem e cita características do temperamento separadamente e em combinação. Mas não se atenha a este conteúdo, busque mais, pesquisa, afinal, quanto mais você se conhece, mais fácil a escolha do curso que tem mais a ver com você, com seus objetivos de vida.

Esta imagem foi retirada do Blog Calebante
Fonte: http://calebante.blogspot.com.br/2012/11/os-quatro-temperamentos-segundo.html

 

Separei aqui um teste online gratuito para você descobrir seu temperamento:

Teste Temperamento

Compare as características do teste de temperamento com o teste vocacional do CIEE e cruze as informações, você vai chegar lá:

Teste Vocacional CIEE

Veja também:

Guia Definitivo Propósito de Vida

Caderno do Eu

E aí? Esta postagem te ajudou? Se sim, continue por aqui acompanhando o “DE ESTUDANTE PARA ESTUDANTE” e incentive seus amigos que estão na mesma busca que você a fazer o mesmo.

 

Até a próxima!

Autor: Mariana de Jesus

Muitas pessoas me perguntam sobre minha experiência acadêmica e como decidir com confiança em qual área ingressar. É um pouco assustador, mas com dicas simples e as informações certas é possível sim descobrir sua vocação e o mais importante, decidir segui-la. Já fiz cursos técnicos, cursos de complementares de longa e curta duração, presenciais e à distância. Atualmente, me graduando em Engenharia Elétrica.

3 comentários em “Temperamento: O que “isso” tem a ver com a minha profissão?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s