FIZ O TESTE VOCACIONAL, E AGORA?

Já indiquei aqui um excelente teste vocacional do CIEE – vou deixar o link novamente no final do post. Por que ele é tão bom? Além de ser gratuito ele se baseia em indicadores de temperamento – eu vou escrever um post sobre temperamento também, mas agora focaremos no teste em si.

O que muitas pessoas reclamam após fazer um teste vocacional, é que aparece uma lista tão extensa de possibilidades de curso que você fica perdido e, talvez mais confuso ainda. O teste apresenta sugestões de carreiras que tem mais a ver com seu perfil de acordo com suas respostas. No teste você deve ser extremamente sincero e pensar nas coisas que você realmente gosta e em quem você realmente é, não em quem gostaria de ser. É aí que está. Você ficará preso a um teste vocacional na hora de decidir a profissão? Não, claro que não.

As várias sugestões que aparecem em um teste vocacional servem como um guia para mostrar uma realidade maravilhosa: você não nasceu com uma restrição de área de atuação. Nada impede que você seja muito bom em exatas e humanas – citei os extremos. Eu falo isso porque muitas pessoas acreditam que quando você se dá bem com números é porque não gosta de leitura e vice-versa. Uma carreira jurídica na área tributária, por exemplo, exige que o estudante de Direito goste também de matemática embora a pessoa não precise ser genial com números.

Mas se tenho capacidade de fazer vários cursos muitas vezes em áreas que nem parecem ter relação alguma, como eu escolho? Simples, após seguir os passos que eu indiquei nos posts anteriores sobre autoconhecimento e como pesquisar a modalidade de curso ideal para você, pense e imagine que você tivesse todas as profissões sugeridas no teste. Você terá que pesquisar o que cada profissional faz e imaginar-se como um. Agora, mesmo sendo essa pessoa incrível que é, podendo fazer um milhão de coisas, imagine que você terá de abdicar de todas e só poderá escolher uma. Quando você consegue se imaginar sem uma atividade específica, então, você pode viver sem ela. Não é tão importante assim. Uma super dica: sua vocação tem muita ligação com o que mais te incomoda no mundo. A sua área é aquela que você pensa: ‘nossa, eu faria isso, mas de uma maneira muito melhor’!´

Fora o teste e as reflexões, pesquisas e todas as dicas que eu dei, converse com profissionais que atuam na área. Mas não aquelas pessoas frustradas com a carreira. Procure pessoas que amam o que fazem para não ser intoxicado com visões negativas. Não estou dizendo para não ser realista. Mas se você descobriu que determinada área é para você, por que ouvir pessoas que não deram certo? Você pode se basear em experiências alheias para ter consciência de possíveis riscos, mas jamais deixar de realizar um sonho porque alguém não conseguiu. O Filme “À Procura da Felicidade” mostra uma cena perfeita que resume o que quero dizer:

Nunca deixe que alguém te diga que não pode fazer algo. Nem mesmo eu. Se você tem um sonho, tem que protegê-lo. As pessoas que não podem fazer por si mesmas, dirão que você não consegue. Se quer alguma coisa, vá e lute por ela. Ponto final.”

Se você curtiu esse post, deixe seu comentário e continue aqui nos acompanhando. Indique para as pessoas que você acredita que estão precisando de ajuda nessa área também. Abaixo os links para te ajudar a “se encontrar”:

Teste Vocacional CIEE

‘Caderno do Eu’, você busca o autoconhecimento fazendo exercícios criados por uma psicoterapeuta, coach e arteterapeuta:

Caderno do Eu

O guia definitivo propósito de vida prospere vivendo a vida que você nasceu para viver”. Não é autoajuda!

Guia

Autor: Mariana de Jesus

Muitas pessoas me perguntam sobre minha experiência acadêmica e como decidir com confiança em qual área ingressar. É um pouco assustador, mas com dicas simples e as informações certas é possível sim descobrir sua vocação e o mais importante, decidir segui-la. Já fiz cursos técnicos, cursos de complementares de longa e curta duração, presenciais e à distância. Atualmente, me graduando em Engenharia Elétrica.

5 comentários em “FIZ O TESTE VOCACIONAL, E AGORA?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s