Curso Técnico ou Graduação?

Uma dúvida cruel que vem após a escolha da área de atuação é: vou direto para o curso de Graduação ou faço um Curso Técnico primeiro? Isso depende. Mas depende de que? Do seu perfil e objetivo profissional. Se você quer fazer um curso de duração menor – aproximadamente um ano e meio – com a possibilidade de ingressar mais cedo no mercado de trabalho e ter experiências mais práticas, o curso técnico é o mais aconselhável no seu caso. Este curso permite que você tenha contato com o ambiente de trabalho antes de iniciar uma graduação e com isso, decidir de vez se é realmente a área de sua vocação.

Mas se você já decidiu o caminho a seguir e não tem dúvidas de qual curso de graduação é a melhor opção para você, siga em frente. Afinal, o curso técnico não é requisito para ingressar na faculdade e tem determinados cursos de graduação que não terão a modalidade de curso técnico relacionado.

Eu indico o curso técnico se você tiver a oportunidade de fazer, pois na faculdade os conteúdos não são tão “mastigados” como nesse curso e você tem a vantagem de iniciar a graduação tendo os conceitos da sua área internalizados, facilitando seu aprendizado. Indico também para pessoas que não tem paciência nenhuma com teoria e têm muita facilidade em perder o interesse por projetos que iniciam. O curso técnico tem uma “pegada” mais prática que a graduação e você não perderá o interesse facilmente porque, se buscar uma boa escola, com laboratórios bem equipados, com certeza não terá vontade de desistir. Tem teoria também, mas muito mais prática que um curso de graduação.

Atenção!!! Não estou incentivando o desânimo e desistência com isso, mas a facilidade de desistir de projetos também está relacionada com o temperamento da pessoa, que entra no campo de autoconhecimento (Leia o post “Decidindo a profissão: o caminho do autoconhecimento). Não é desculpa, mas vou falar sobre isto num outro post, aguardem…

Agora se você já está na faculdade e sente que poderia ter mais aulas práticas do que o curso oferece – geralmente é perfil do curso oferecer mais conteúdo teórico – não se preocupe. Existe um projeto do IEL, SENAI e SESI, chamado Futuros Engenheiros, com duração de seis meses que oferece a oportunidade de cobrir essas lacunas ofertando aos estudantes do 5º ao 10º período a oportunidade de desenvolver suas habilidades comportamentais e competências técnicas. #Ficaadica. Lembrando que só é ofertado para alunos do curso de engenharia e tenho informação do curso só em Minas Gerais, acredito que não está disponível em outros estados.

Na verdade as diferentes modalidades de curso não são consideradas melhor nem pior umas das outras. O fato é que existem soluções para cada momento de vida e objetivo do aluno. Cabe a você, depois de decidir sua área de atuação identificar o que é melhor e mais viável para a sua situação em um determinado momento.

Essas informações te ajudaram? Então continue acompanhando o ‘De Estudante para Estudante’. Abaixo alguns links úteis:

Programa Futuros Engenheiros

Leitura Complementar Guia do Estudante

Caderno do Eu

 

Muito obrigada,

 

Até mais!

Autor: Mariana de Jesus

Muitas pessoas me perguntam sobre minha experiência acadêmica e como decidir com confiança em qual área ingressar. É um pouco assustador, mas com dicas simples e as informações certas é possível sim descobrir sua vocação e o mais importante, decidir segui-la. Já fiz cursos técnicos, cursos de complementares de longa e curta duração, presenciais e à distância. Atualmente, me graduando em Engenharia Elétrica.

5 comentários em “Curso Técnico ou Graduação?”

    1. Oi, Fernando! Depende da sua área de atuação, região onde mora a da instituição de ensino. Depois descobrir a área que você quer seguir você pesquisa se há modalidade de curso técnico ou mesmo um curso de curta duração na sua região. Se não houver, você ingressa direto no ensino superior mesmo.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s